SÍNTESE DO PROJETO
A adoção de sistemas integrados é vital para otimizar o uso eficaz do solo e dos recursos naturais, fortalecendo assim as atividades agropecuárias em áreas de Roraima, especialmente nos biomas de cerrado e Amazônia setentrional. Essas técnicas também promovem o sequestro de carbono no solo, combatendo as mudanças climáticas. Além de desempenhar um papel crucial na garantia da segurança alimentar, na promoção da bioeconomia e no estímulo à inovação em práticas sustentáveis de uso da terra.
OBJETIVO GERAL
Implantação de sistemas integrados para áreas de cerrado e florestas no estado de Roraima.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixo: Desenvolvimento Produtivo do PRDA; ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável; ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12 - Consumo e produção responsáveis; ODS 15 - Vida terrestre.
...
PÚBLICO ALVO
Beneficiar 24 propriedades de agricultores familiares e indígenas com aptidão a lavoura e pecuária.
VALOR DO PROJETO
R$ 9.999.334,42
PRAZO DO PROJETO
03 anos.
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
- Esfera Ambiental: Redução das emissões de GEE através da implementação de Sistemas Integrados, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e a mitigação das mudanças climáticas, promovendo a resiliência dos ecossistemas locais;
- Esfera Social: A adoção dessas práticas sustentáveis terá um impacto direto na saúde da população local, devido a mitigação das mudanças climáticas que influenciam diretamente na temperatura do planeta. Além disso, o projeto resultará na geração de empregos e renda para comunidades rurais, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida;
- Esfera Econômica: O projeto impulsionará a bioeconomia regional, aumentando a eficiência produtiva e promovendo a diversificação da produção agrícola e pecuária. Isso levará a uma maior geração de renda para os produtores, ampliando os mercados consumidores e fortalecendo a economia local e regional.