TÍTULO DO PROJETO

Implantação do parque de bioeconomia

STATUS DO PROJETO

NÃO INICIADO

SÍNTESE DO PROJETO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) caminha rumo à estruturação do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia. O Plano Estadual de Bioeconomia é uma política pública que visa promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, utilizando a sociobiodiversidade como aliada estratégica. A bioeconomia poderá ser decisiva para o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis no estado. Previsto no Plano Estadual de Bioeconomia (PlanBio), o Parque, assim como o plano que dá origem à sua concepção, é uma iniciativa pioneira no Brasil e engloba diversas iniciativas, incluindo a Escola de Saberes da Floresta, um Centro de Turismo de Base Local, o Centro de Inovação em Bioeconomia, o Observatório da Bioeconomia e o Centro de Gastronomia. Cada um desses componentes desempenha um papel específico na promoção de uma economia sustentável e na preservação do patrimônio natural e cultural da região. O PlanBio é uma política pública do Governo do Pará, coordenada pela Semas e ancorado na Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), sendo também um dos componentes do eixo de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA). O Plano de Bioeconomia foi lançado oficialmente na COP-27, realizada em 2022, no Egito.

OBJETIVO GERAL

Projetar a estrutura e o modelo de negócios do Centro de inovação em Bioeconomia da Amazonia, alinhando-se aos interesses e demandas das populações tradicionais. Promover serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de identificar e viabilizar oportunidades de investimento, para fortalecer e sustentar as atividades de gestão do PlanBio.

VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA

Eixo do PRDA Pesquisa, Inovação e Educação ODS 1, 2, 5, 6, 11, 12, 13, 14 e 15.

Belém

PÚBLICO ALVO

O público alvo para esse projeto são arranjos de ICTs, Startups e Negócios Comunitários

VALOR DO PROJETO

R$ 3.270.730,00

PRAZO DO PROJETO

Não informado

RESULTADO E IMPACTO ESPERADO

Como resultados esperados, indica-se Maior atração da indústria, Maior atração de investimentos, Maior relevância econômica da bioeconomia florestal, Maior fortalecimento dos Negócios, Comunitários, Maior interiorização do desenvolvimento.