TÍTULO DO PROJETO
Unidade de Recuperação da Vegetação Nativa- APA Triunfo do Xingú
SÍNTESE DO PROJETO
O projeto da Unidade de Recuperação da Vegetação Nativa (UR) visa abordar a recuperação de áreas com vegetação degradada ou desmatada, afetadas por atividades humanas ou eventos naturais. Especificamente, o projeto-piloto está concentrado na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, localizada em São Félix do Xingu e Altamira.
OBJETIVO GERAL
O objetivo do projeto é recuperar a vegetação nativa, a biodiversidade, a fauna e a flora local, além de impedir a degradação e invasão de terras públicas. Isso visa contribuir para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a redução das emissões de gases do efeito estufa. A implementação ocorre através da seleção de grandes áreas com desmatamento ilegal e de propriedade do estado, as quais podem ser concedidas a empresas privadas. Em troca da permissão para comercializar créditos de carbono da área recuperada, essas empresas se comprometem com a atividade de restauração florestal.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixo do PRDA- Meio Ambiente ODS 1, 2, 5, 6, 11, 12, 13, 14 e 15.
São Félix do Xingu, Altamira
PÚBLICO ALVO
O projeto será desenvolvido na Unidade de Conservação APA Triunfo do Xingu, portanto, o público-alvo são as populações que lá residem bem como os órgãos entidades que atuam na política ambiental, seja de caráter público ou privado.
VALOR DO PROJETO
R$ 59.000.000,00
PRAZO DO PROJETO
não informado
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
Resultados esperados com a implementação desse projeto conta com 2,7 milhões de toneladas de carbono sequestrado, geração de dois mil empregos diretos locais, receita estimada de oitenta e um milhões de dólares, retorno sobre o investimento em 10 anos.