SÍNTESE DO PROJETO
Com mais de 2000 espécies de peixes catalogadas cientificamente, o Amazonas possui uma produção de pescado estimada em cerca de 200 mil toneladas/ano, sendo que a pesca extrativa comercial gira em torno 65.000 t/ano, ficando o restante com o cultivo em ambientes controlados pelo homem (estimada em 7.000 toneladas/ano) e a pesca feita por ribeirinhos para autoconsumo e/ou venda do excedente nos municípios do interior. O esforço de produção concentra-se principalmente em cerca de 30 espécies de maior valor comercial e de preferência e gosto do consumidor regional. O Amazonas é o maior produtor de peixes de água doce do país, sendo que a pesca representa uma geração de renda da ordem de US$200 milhões/ano, ou seja, muito importante para o PIB do Estado. Essa relevância do setor pesqueiro tem reflexos diretos nas oportunidades de trabalho gerado, posto que envolve diretamente cerca de 42 mil profissionais da pesca e 80 mil pescadores ribeirinhos (Lourenço et al., 2003). Além disso, o setor é importante na manutenção do emprego, envolvendo somente em Manaus cerca de 40 mil pessoas dependentes financeiramente da atividade para a sua sobrevivência.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a atividade de produção de Pesca na Região Amazônica de acordo com as legislações específicas, com o intuito de que tal atividade seja desenvolvida de maneira sustentável e preservando o meio ambiente.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixos Desenvolvimento Produtivo e Pesquisa, Inovação e Educação do PRDA; ODS 1: Erradicação da pobreza; ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável; ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 10: Redução das desigualdades.
Atalaia do Norte, Autazes, Benjamin Constant, Careiro, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Tabatinga
PÚBLICO ALVO
Residentes dos 14 municípios abrangidos pelo projeto, totalizando 2.667.294 habitantes.
VALOR DO PROJETO
R$ 30.039.220,00
PRAZO DO PROJETO
03 anos.
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
- Ampliar em número e volume os produtos comercializados;
- Ampliar o raio de atuação para outros municípios do estado do Amazonas;
- Viabilizar a inserção de novos produtores beneficiários nas ações da ADS;
- Beneficiar um maior quantitativo de aprendizes;
- Beneficiar um maior quantitativo de pessoas com o programa de aquisição de alimentos;
-Ampliar os valores transacionados;
- Ampliar o apoio a realização de eventos e feiras para a divulgação de produtos e serviços, propiciando a geração de novos negócios e geração de renda;
- Promover estudos de campo para a adequação ao mercado;
- Proceder ao planejamento anual para a organização das ações futuras;
- Melhoria dos seus indicadores sociais.