TÍTULO DO PROJETO

APL de Fécula de Farinha de Mandioca

STATUS DO PROJETO

NÃO INICIADO

SÍNTESE DO PROJETO

A atividade do cultivo de mandioca (Manihot esculenta Crantz) é muito antiga, advinda dos primeiros habitantes, herdada das culturas indígenas constituindo-se a farinha de mandioca, num dos elementos básicos da alimentação da população ribeirinha. Historicamente, a cultura da mandioca é feita em pequenas áreas, utilizando mão-de-obra familiar, com a produção destinada ao consumo familiar e algum excedente, comercializado nas principais sedes dos municípios amazonenses. Com o aumento da demanda, passou-se a cultivar áreas maiores, com sua destinação específica para comercialização. A industrialização aparece como uma das formas com maior possibilidade de aproveitamento do produto que pode ser direcionada para o consumo humano, na forma de farinhas cruas ou torradas e polvilhos, e para consumo animal, na forma de raspas e resíduos da própria indústria ou, simplesmente, transformada em fécula ou amido para fins industriais. Na Amazônia toda a produção de mandioca está voltada, quase que totalmente para a produção de farinha, que é um dos alimentos básicos da população juntamente com o peixe. Por isso, está entre as cinco principais culturas cultivadas na região.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a atividade de produção de Fécula e Farinha de Mandioca na Região Amazônica de acordo com as legislações específicas, com o intuito de que tal atividade seja desenvolvida de maneira sustentável e preservando o meio ambiente.

VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA

Eixo Desenvolvimento Produtivo do PRDA; ODS 1: Erradicação da pobreza; ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável; ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 10: Redução das desigualdades.

Apuí, Autazes, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Nhamundá, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tefé, Uarini, Apuí, Autazes, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Nhamundá, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tefé, Uarini

PÚBLICO ALVO

Residentes dos 15 municípios abrangidos pelo projeto, totalizando 2.667.294 habitantes.

VALOR DO PROJETO

R$ 11.949.000,00

PRAZO DO PROJETO

03 anos.

RESULTADO E IMPACTO ESPERADO

- Aumento de faturamento;
- Avaliar as demandas, as oportunidades e a capacidade de atendimento ao setor de fécula e farinha de mandioca;
- Aumento da produção e da industrialização;
- Difusão do associativismo e cooperativismo de pequenos produtores;
- Infraestrutura de beneficiamento adequada e mão-de-obra qualificada;
- Inclusão de outros setores;
- Crescimento econômico sustentado;
- Melhoria dos seus indicadores sociais e IDH municipal.