TÍTULO DO PROJETO
Aprimoramento da cadeia da madeira manejada nos principais municípios produtores do estado do Amazonas
SÍNTESE DO PROJETO
O presente projeto tem como objetivo promover o fortalecimento da Cadeia de valor da Madeira Manejada em Pequena Escala em municípios prioritários do Estado do Amazonas, por meio dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural-ATER. Busca-se, também avaliar a situação dos planos elaborados, implementar métodos adequados na condução das pequenas indústrias madeireiras, aumentar a oferta da madeira oriunda de Plano de Manejo no estado e apoiar o processo de comercialização e promover o acesso ao crédito rural dos manejadores. A área de abrangência do Projeto contempla 23 municípios. Para o alcance dos objetivos o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas-IDAM atuará de forma articulada e integrada com o sistema SEPROR. A cadeia de valor da madeira manejada tem sua importância fundamentada em seu baixo impacto na floresta, entretanto, a extração de madeira é uma atividade que sempre ocorre no interior do estado, o que compele ao manejo a função de resgatar a dignidade dos agricultores familiares que executam a atividade e que se veem por força da legislação ambiental, tratados como meros infratores ambientais. O aporte de recursos financeiros necessários à implementação deste Projeto é da ordem de R$ 863.690,00 (oitocentos e sessenta e três mil, seiscentos e noventa reais), destinados às ações e atividades de ATER definidas e intercambio de técnicos.
OBJETIVO GERAL
Promover o fortalecimento da Cadeia da Madeira Manejada em Pequena Escala em municípios prioritários do Estado do Amazonas, por meio dos serviços de ATER.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixos Desenvolvimento Produtivo, Meio Ambiente e Pesquisa, Inovação e Educação do PRDA; ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável; ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura ODS 12: Consumo e produção responsáveis; ODS 15: Vida Terrestre.
Atalaia do Norte, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Carauari, Codajás, Fonte Boa, Juruá, Jutaí, Manacapuru, Maués, Manicoré, Nhamundá, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Tapauá, Tabatinga, Tefé
PÚBLICO ALVO
Agricultores familiares e produtores rurais nos principais municípios de madeira manejada do estado do Amazonas.
VALOR DO PROJETO
R$ 799.850,00
PRAZO DO PROJETO
02 anos.
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
- Aumento da capacidade de assistência técnica, com a capacitação dos técnicos executores e disponibilização de melhores ferramentas de trabalho;
- Aumento a oferta de madeira manejada em 100%, tomando por base a quantidade disponível em janeiro de 2020;
- Fortalecimento a produção madeireira em munícipios de grande potencial para geração de emprego e renda.