TÍTULO DO PROJETO

Construção de Distrito BIOAGRO Industrial no município de Rio Preto da Eva/AM

STATUS DO PROJETO

NÃO INICIADO

SÍNTESE DO PROJETO

O BIODARPE visa implementar indústrias sustentáveis na Amazônia, com a implantação do projeto no município de Rio Preto da Eva. Integrando recursos naturais com biotecnologia, o projeto promove inovações nos setores de cultivo agropecuário, bioextrativismo e biofármacos, impulsionando o desenvolvimento econômico local e criando empregos verdes na região. A proposta do BIODARPE inclui não apenas a ampliação da escala de produção, mas também a adoção de produtos da bioeconomia, como inoculadores, para impulsionar o crescimento sustentável. Além disso, o projeto visa atrair novas bioagroindústrias, proporcionando tecnologias inovadoras para o cultivo agropecuário, bioextrativismo, biofarmacêuticos, fitoterápicos, fármacos, biocombustíveis, bioessências e outros segmentos já consolidados em nível nacional.

OBJETIVO GERAL

Integrar os recursos naturais da biodiversidade amazônica com a biotecnologia, criando cadeias produtivas sustentáveis e promovendo inovações para o desenvolvimento econômico responsável na região.

VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA

Eixos Desenvolvimento Produtivo, Pesquisa, Inovação e Educação e Meio Ambiente do PRDA; ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Rio Preto da Eva

PÚBLICO ALVO

população do município de Rio Preto da Eva/AM

VALOR DO PROJETO

R$ 25.992.306,33

PRAZO DO PROJETO

02 anos.

RESULTADO E IMPACTO ESPERADO

- Geração de impactos socioeconômicos e ambientais significativos;
- A implementação das bioindústrias sustentáveis impulsionará a economia da região;
- Redução da pressão sobre os recursos naturais, pois o projeto fomenta práticas de produção responsáveis;
- A introdução de inovações na bioeconomia contribuirá para a diversificação da matriz produtiva, reduzindo a dependência de setores tradicionais. No âmbito ambiental, prevemos avanços na preservação, uma vez que a integração entre biodiversidade e biotecnologia favorece práticas sustentáveis;
- A conscientização ambiental será fortalecida, ampliando a coleta de resíduos e promovendo a educação ambiental;
- Transformação da região, gerando prosperidade econômica, preservando o meio ambiente e fortalecendo a resiliência das comunidades locais.