TÍTULO DO PROJETO
Projeto APL de Polpas, Extratos e Concentrados de Frutas Regionais
SÍNTESE DO PROJETO
Todos os municípios incluídos no APL de Polpas, Extratos e Concentrados de Frutas Regionais possuem bases do IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) instaladas, todavia, nem todos podem contar com assistência técnica capacitada para apoiar o desenvolvimento do APL no local. No contexto macro, as unidades de beneficiamento existentes no estado podem contribuir para a agregação de valor à fruticultura local. Já existe comercialização de produtos beneficiados, porém, é necessário conscientizar produtores para o fornecimento de matéria-prima, de acordo com os parâmetros fitossanitários exigidos. Os principais tipos de interação e cooperação existentes entre as empresas do arranjo, e entre elas e as instituições públicas e privadas locais são o fomento, a assistência técnica, a geração de tecnologia, a organização, a capacitação, a agregação de valor (beneficiamento) e o apoio à comercialização da produção. Cada vez mais a cooperação é condição necessária para a sobrevivência e o desenvolvimento dos pequenos negócios, com o auxílio de mecanismos de coordenação e intermediação dos múltiplos interesses e objetivos envolvidos. O programa de APL’s no Amazonas que se encontra sob a coordenação do Núcleo Estadual de APL’s – NEAPL, criado no âmbito da SEPLAN/AM, tem por finalidade desenvolver estratégias e ações que possibilitem a consolidação e o fortalecimento de potenciais segmentos econômicos, por meio da cooperação entre os atores locais, identificados a partir de seu envolvimento no setor, em especial a pesquisa técnico-científica para a melhoria dos processos produtivos.
OBJETIVO GERAL
Promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do setor, concentrando as atividades econômicas dos municípios do Estado do Amazonas.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixos: Desenvolvimento Produtivo e Pesquisa, Inovação e Educação do PRDA; ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Manacapuru, Manaquiri, Iranduba, Itacoatiara, Manaus, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Itapiranga, Silves
PÚBLICO ALVO
29 mil produtores do Estado do Amazonas e mais de 2 milhões de consumidores na capital amazonense.
VALOR DO PROJETO
R$ 41.722.000,00
PRAZO DO PROJETO
01 ano.
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
- Geração de empregos locais, ajudando a impulsionar a economia da região. À medida que as empresas crescem e prosperam, há um aumento na demanda por mão de obra, o que beneficia a comunidade em termos de emprego e renda. - Estímulo ao desenvolvimento econômico regional, promovendo a agricultura sustentável, a industrialização, a geração de empregos e a inserção competitiva desses produtos no mercado.