TÍTULO DO PROJETO

Inquérito Soroepidemiológico de Brucelose e Tuberculose no Estado do Amazonas

STATUS DO PROJETO

NÃO INICIADO

SÍNTESE DO PROJETO

O projeto visa avaliar a prevalência de brucelose e tuberculose em bovídeos no Amazonas. Com uma abordagem regionalizada, busca subsidiar estratégias de controle. A iniciativa, alinhada ao PNCEBT, inclui inquérito soroepidemiológico em cerca de 346 propriedades, envolvendo treinamento, coleta e testes em 5.773 amostras para brucelose e 10.745 amostras para tuberculose. Espera-se encontrar os índices destas zoonoses para solicitar revisão do status sanitário, adotar medidas de mitigação e, a longo prazo, erradicar as doenças, além de reduzir perdas econômicas, melhorar a qualidade dos produtos de origem animal e fortalecer a vigilância epidemiológica. O investimento de R$ 4.995.721,88 abrange custos de treinamento, insumos e despesas operacionais.

OBJETIVO GERAL

Conhecer a situação da brucelose e tuberculose nos bovídeos do estado do Amazonas, para definir estratégias e ações de controle e erradicação das enfermidades de maneira regionalizada e individualizada.

VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA

Eixo: Desenvolvimento Produtivo; ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 3: Saúde e Bem-Estar; ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis; ODS 15: Vida Terrestre; ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação.

...

PÚBLICO ALVO

Produtores rurais e pecuaristas, trabalhadores agrícolas e veterinários, empresários do setor agropecuário, organizações de produtores, comunidade local.

VALOR DO PROJETO

R$ 4.995.721,88

PRAZO DO PROJETO

02 anos.

RESULTADO E IMPACTO ESPERADO

- Obtenção do índice de prevalência para a brucelose e tuberculose animal, em posse desses dados o estado do Amazonas solicitará revisão do status sanitários junto ao Ministério da Agricultura e a curto prazo adotará medidas de mitigação das doenças citadas, por fim, ao longo prazo, em posse dos dados obtidos, o estado adotará medidas visando a erradicação da brucelose e Tuberculose resultando em ganhos para saúde animal e pública;
- Redução das perdas econômicas na pecuária, melhoria na qualidade dos produtos de origem animal, fortalecimento do sistema de vigilância epidemiológica e aprimoramento das práticas de manejo sanitário.