TÍTULO DO PROJETO
Unidades Móveis de Fiscalização e Defesa Agropecuária
SÍNTESE DO PROJETO
As Unidades Móveis de Fiscalização e Defesa Agropecuária, são adaptados para o funcionamento de atividade de apoio fiscal, incluindo o fornecimento e instalação de todos os equipamentos e acessórios necessários para o pleno funcionamento das mesmas de acordo com suas especificações. A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas visa desenvolver a preservação do patrimônio animal e vegetal do Estado do Amazonas, contribuindo para o incremento sustentável da produção agropecuária e o resguardo da saúde pública. Desta forma, as unidades serão utilizadas para atendimento de fiscalização destinados a potencialidades locais, características regionais e do público que irá usufruir dos serviços de apoio, priorizando áreas em que possuem a necessidade de atendimento específicos.
OBJETIVO GERAL
Implementar um programa de aquisição de unidades móveis para fortalecer as ações de Defesa Agropecuária no Estado do Amazonas, visando o aprimoramento da vigilância sanitária, prevenção e controle de doenças, bem como a promoção da saúde animal, vegetal, humana e ambiental, contribuindo para a sustentabilidade e competitividade do setor agropecuário da região.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixo: Desenvolvimento Produtivo do PRDA; ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 3: Saúde e Bem-Estar; ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis; ODS 15: Vida Terrestre.
Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Manicoré, Manacapuru, Iranduba, Manaus, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Careiro, Autazes, Nova Olinda do Norte
PÚBLICO ALVO
Pecuaristas, agricultores, população e empresas ligadas à agropecuária que utilizam os serviços de defesa agropecuária do Amazonas.
VALOR DO PROJETO
R$ 9.294.400,00
PRAZO DO PROJETO
01 ano.
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
- Socialmente, a melhoria da saúde animal, vegetal, humana e ambiental que resultará em comunidades rurais mais resilientes, reduzindo perdas econômicas e garantindo a segurança alimentar;
- Economicamente, a ampliação do acesso aos serviços veterinários influenciará a produtividade agropecuária, fortalecendo a economia local. Ambientalmente, a incorporação de práticas sustentáveis nas unidades minimizará os impactos negativos, contribuindo para a preservação dos recursos naturais;
- Equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental, promovendo a sustentabilidade no estado do Amazonas.