SÍNTESE DO PROJETO
Em busca de solução que culmine com o encerramento das atividades da lixeira atual, situada nos limites da zona urbana, os gestores de Anamã tomaram iniciativa de escolher uma área para implantação do Aterro Sanitário Municipal, de modo a coletar, transportar e dar disposição final aos resíduos sólidos da cidade de maneira ambientalmente correta, observando as Políticas Públicas complementares de educação, saúde, infraestrutura e de meio ambiente.
OBJETIVO GERAL
Captar recursos financeiros para apoio às ações de fortalecimento do PGRS de Anamã, com vistas à implantação de um Aterro Sanitário de pequeno porte, em obediência às diretrizes das Políticas Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos e de Saneamento.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixos: Infraestrutura Econômica e Urbana, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Acesso a Serviços Públicos Essenciais do PRDA; ODS 3: Saúde e Bem-Estar; ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS 15: Vida Terrestre.
Anamã
PÚBLICO ALVO
População imediatamente atingida pela implantação deste empreendimento é toda a população da zona urbana e de expansão urbana, com expectativa de atendimento radial para os próximos 15 anos.
VALOR DO PROJETO
R$ 4.042.000,00
PRAZO DO PROJETO
02 anos.
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
- Empreendimento de destinação final de resíduos sólidos implantado;
- Erradicação das lixeiras viciadas ao longo da cidade, remediar 100% da lixeira pública, evitar a contaminação do solo, diminuir o índice de doenças de veiculação hídrica e melhorar a qualidade da água do município de Anamã;
- Proporcionar o reaproveitamento e reciclagem de materiais, aumentando a vida útil do aterro;
- Promover a economia circular como forma de geração de emprego e renda da população de catadores.