TÍTULO DO PROJETO
Gestão de Resíduos Sólidos nos Municípios Maranhenses
SÍNTESE DO PROJETO
Este presente projeto trata da gestão de resíduos dos municípios maranhenses, onde envolve estratégias para apoio e implementação da reciclagem, auxílio à elaboração de PMGIRS (Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos), auxílio à implantação de aterros sanitários, assim como a destinação adequada de resíduos, além da promoção da logística reversa e encerramento dos lixões maranhenses, visando a sustentabilidade ambiental com inclusão de práticas de redução, reaproveitamento, incluindo fonte de renda as cooperativas e minimizando os impactos ambientais negativos.
OBJETIVO GERAL
Colaborar com a oferta de serviços relacionados a limpeza pública e manejo de resíduos sólidos de forma adequada e fiscalizar as ações municipais.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixos: Infraestrutura Econômica e Urbana, Meio ambiente do PRDA; ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 15: Vida terrestre.
...
PÚBLICO ALVO
Municípios, farmácias e hospitais, grandes geradores enquadrados pelo Decreto de Logística reversa e geradores de resíduos perigosos. Toda a população do estado do Maranhão será beneficiada pela correta gestão e gerenciamento dos resíduos que terão ambientalmente adequada e o meio ambiente mais sustentável.
VALOR DO PROJETO
R$ 5.000.000,00
PRAZO DO PROJETO
02 anos.
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
- Elevar o índice de processamento adequado do lixo de 28,4% para 60% até 2026;
- Impactos: Municípios com coleta seletiva implementada, encerramento dos lixões maranhenses, beneficiamento de cooperativas e promoção da logística reversa para os resíduos.