TÍTULO DO PROJETO

Gestão de Resíduos Sólidos nos Municípios Maranhenses

STATUS DO PROJETO

NÃO INICIADO

SÍNTESE DO PROJETO

Este presente projeto trata da gestão de resíduos dos municípios maranhenses, onde envolve estratégias para apoio e implementação da reciclagem, auxílio à elaboração de PMGIRS (Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos), auxílio à implantação de aterros sanitários, assim como a destinação adequada de resíduos, além da promoção da logística reversa e encerramento dos lixões maranhenses, visando a sustentabilidade ambiental com inclusão de práticas de redução, reaproveitamento, incluindo fonte de renda as cooperativas e minimizando os impactos ambientais negativos.

OBJETIVO GERAL

Colaborar com a oferta de serviços relacionados a limpeza pública e manejo de resíduos sólidos de forma adequada e fiscalizar as ações municipais.

VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA

Eixos: Infraestrutura Econômica e Urbana, Meio ambiente do PRDA; ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 15: Vida terrestre.

...

PÚBLICO ALVO

Municípios, farmácias e hospitais, grandes geradores enquadrados pelo Decreto de Logística reversa e geradores de resíduos perigosos. Toda a população do estado do Maranhão será beneficiada pela correta gestão e gerenciamento dos resíduos que terão ambientalmente adequada e o meio ambiente mais sustentável.

VALOR DO PROJETO

R$ 5.000.000,00

PRAZO DO PROJETO

02 anos.

RESULTADO E IMPACTO ESPERADO

- Elevar o índice de processamento adequado do lixo de 28,4% para 60% até 2026;
- Impactos: Municípios com coleta seletiva implementada, encerramento dos lixões maranhenses, beneficiamento de cooperativas e promoção da logística reversa para os resíduos.