TÍTULO DO PROJETO
Recuperar APP’S de Nascentes e Cursos d’água ao longo da bacia hidrográfica do Rio Ribeirão Cacau
SÍNTESE DO PROJETO
O projeto visa recuperar nascentes, cursos d\\\'água e suas Áreas de Preservação Permanente – APP’s ao logo da bacia hidrográfica do Rio Ribeirão Cacau no município de Alvorada D’Oeste, afetados pelo uso inadequado do solo e degradação do ambiente. Busca implementar ações para mitigar danos ambientais, sociais e econômicos, através do plantio de árvores na área de mata ciliar, incluindo técnicas de proteção das nascentes contra erosão, desassoreamento da calha, enchimento com pedra rachão, bem como abertura de valas de infiltração e recarga de águas subterrâneas e incentivos para a produção local de mudas. Suas metas incluem conciliar necessidades agrícolas, industriais e urbanas com a preservação ambiental. Cabe ressaltar que o município de Alvorada D’Oeste se encontra classificado como risco grave, conforme mapa de classificação elaborado no Plano de Ação Estadual de Crise Hídrica 2024 (CBM, 2024).
OBJETIVO GERAL
Realizar a recuperação de 200 (duzentas) nascentes, total ou parcialmente antropizadas das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) dessas nascentes, localizadas na Bacia do Rio Ribeirão Cacau. O trabalho se dará em toda a rede de drenagem da bacia hidrográfica, envolvendo as nascentes antropizadas, em toda a sua extensão no município de Alvorada D’Oeste - RO.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixo: Meio Ambiente do PRDA; ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS 15 - Vida Terrestre.
Alvorada D\'Oeste
PÚBLICO ALVO
População do município de Alvorada D’Oeste, que segundo o último censo 2022 do IBGE conta com mais de 13 mil habitantes.
VALOR DO PROJETO
R$ 5.581.321,10
PRAZO DO PROJETO
06 anos.
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
- Aumentar a oferta de águas, o que converterá na melhoria do desenvolvimento social e econômico, tanto na resolução do problema de desabastecimento do consumo humano, quanto na melhoria da produção agropecuária (irrigação, piscicultura, dessedentação animal), bem como no desenvolvimento industrial do município;
- Aumentar a capacidade financeira da população e melhor qualidade de vida dos munícipes. A destarte, com as práticas conservacionistas do solo e da água, aplicadas no contexto do projeto, certamente o risco de enchentes no perímetro urbano será reduzido consideravelmente.