TÍTULO DO PROJETO

Promoção do desenvolvimento rural sustentável por meio de reestruturação da assistência técnica e da extensão rural no Estado de Roraima.

STATUS DO PROJETO

NÃO INICIADO

SÍNTESE DO PROJETO

O presente projeto tem como pilar de orientação a mitigação da promoção do desenvolvimento rural sustentável, onde a prestação do serviço de Assistência Técnica - ATER é imprescindível, e constata-se que em nossas unidades encontram-se em um ponto máximo de defasagem, necessitando uma ampliação e modernização da estrutura. Nos últimos anos, evidenciam-se com baixo suporte do poder público estadual no desenvolvimento da atividade de apoio ao homem do campo. Almeja-se com a execução um alcance de modernização e ampliação do público atendido e de forma mais eficaz e contínua, com a proximidade do nosso público alvo, agricultores familiares e indígenas das políticas pública do Estado.

OBJETIVO GERAL

Reestruturar e ampliar, melhorando a capacidade de atuação da ATER em Roraima, para o resgate e fortalecimento do apoio ao produtor rural, visando o desenvolvimento rural sustentável e melhoria da qualidade de vida no âmbito da agricultura familiar e indígena.

VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA

Eixos: Desenvolvimento Produtivo; Meio Ambiente; Pesquisa, Inovação e Educação do PRDA; ODS 1 - Erradicação da pobreza; ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável; ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 12 - Consumo e produção responsáveis; ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima.

...

PÚBLICO ALVO

Atenderá com ATER 17.000 agricultores familiares rurais e 6.800 agricultores familiares indígenas em 177 polos indígenas em todo o Estado de Roraima, com atendimentos, que serão realizados.

VALOR DO PROJETO

R$ 68.100.000,00

PRAZO DO PROJETO

02 anos.

RESULTADO E IMPACTO ESPERADO

- O aumento no número de produtores atendidos com ATER;
- O aumento da quantidade de hectares de área plantada;
- O aumento da produtividade por área plantada;
- As cadeias produtivas prioritárias fortalecidas;
- Unidades Locais de Atendimento reestruturadas;
- Os técnicos e produtores capacitados;
- A redução do êxodo nas áreas atendidas;
- O aumento na qualidade dos produtos ofertados;
- O aumento da renda familiar rural;
- A transformação na forma de atendimento das famílias de agricultura familiar e principalmente indígenas para que se tenham incremento de renda e qualidade da segurança alimentar.