TÍTULO DO PROJETO
Criação de feira orgânica para comercialização de produtos agroecológicos da agricultura familiar do Estado de Roraima
SÍNTESE DO PROJETO
O crescimento da produção orgânica e de base agroecológica em todo o mundo é uma resposta à demanda da sociedade por produtos mais seguros e saudáveis, originados de relações sociais e de comércio mais justas. Promover a comercialização desses produtos viabiliza o surgimento das potencialidades e dos benefícios sociais que as políticas públicas voltadas para a produção orgânica e processos agroecológicos podem proporcionar nos núcleos da agricultura familiar.
OBJETIVO GERAL
Criar um espaço para comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos em Boa Vista/RR.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixo: Desenvolvimento Produtivo do PRDA; ODS 1: Erradicação da Pobreza; ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 10: Redução das Desigualdades; ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis; ODS 15: Vida Terrestre; ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação.
Boa Vista, Boa Vista, Boa Vista
PÚBLICO ALVO
Atenderá diretamente 80 Produtores orgânicos da agricultura familiar e indiretamente com cursos e capacitações 240 novos produtores.
VALOR DO PROJETO
R$ 10.684.879,00
PRAZO DO PROJETO
03 anos.
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
- Fortalecimento e viabilidade da comercialização dos produtos orgânicos existentes produzidos pela agricultura familiar do Estado;
- Conscientização e processo de transição agroecológica dos produtores convencionais;
- Disponibilização de produtos orgânicos de qualidade para a comunidade;
- Promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada e saudável;
- Promoção do uso sustentável dos recursos naturais;
- Conservação dos ecossistemas naturais e recomposição dos ecossistemas modificados;
- Estruturação e desenvolvimento dos arranjos dos sistemas agroecológicos e orgânicos de produção, distribuição e comercialização de produtos, propágulos e sementes;
- Valorização, estímulo e divulgação das atividades extrativistas sustentáveis e uso da agrobiodiversidade pelos povos e comunidades tradicionais.