TÍTULO DO PROJETO

Implantação do condomínio industrial da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Barcarena.

STATUS DO PROJETO

SÍNTESE DO PROJETO

A zona de processamento e exportação de Barcarena terá seu módulo I implantado em uma área de 200,2665 hectares, localizada no Distrito Industrial de Barcarena, consolidando a região como um polo de desenvolvimento. O acesso à ZPE Barcarena será feito por via terrestre através da Alça Viária, PA-151, PA-483 e por via fluvial pelo Complexo Portuário de Vila do Conde. A Área de Despacho Aduaneiro (ADA), porta de entrada da ZPE Barcarena, fica a 10 km do Complexo Portuário de Vila do Conde.

OBJETIVO GERAL

Criar uma zona confinada e alfandegada propícia ao recebimento de investimentos industriais para o processamento de produtos destinados primordialmente à exportação.

VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA

Eixo do PRDA - Infraestrutura Econômica e Urbana / Desenvolvimento Produtivo. ODS 09- Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Barcarena, Barcarena, Barcarena

PÚBLICO ALVO

Indústrias e empresas de diversos setores. Os principais setores que imagina-se atingir são os ligados à logística, alimentação e tecnologia.

VALOR DO PROJETO

R$ 57.300.000,00

PRAZO DO PROJETO

03 anos

RESULTADO E IMPACTO ESPERADO

O projeto contribuirá para o melhor ordenamento urbano metropolitano atraindo indústrias já instaladas dentro de áreas urbanas a transferir suas atividades para uma área industrial ordenada e organizada diminuindo o impacto social e ambiental nos grandes centros urbanizados. A estimativa é de que as atividades relacionadas ao complexo, com localização de fácil importação e exportação, injetem aproximadamente R$ 1 bi/ano, para a economia paraense.