TÍTULO DO PROJETO
Implantação do Distrito Industrial Pesqueiro nos municípios do norte do estado do Amapá.
SÍNTESE DO PROJETO
No estado do Amapá, a atividade pesqueira desempenha um papel fundamental tanto na economia quanto na cultura local. Nesse contexto, o municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá são estratégicos para a atividade pesqueira, que é uma importante fonte de renda para muitas famílias locais, e tanto a pesca artesanal quanto a pesca industrial geram empregos diretos e indiretos, movimentando a economia regional e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico desse município. Diante disso, surge a necessidade de estabelecer politicas públicas eficientes para estruturar/fortalecer processo de recepção de investidores; implantar infraestrutura necessária ao embarque/ desembrque do pescado, manutenção de embarcações, redes e apetrechos, fornecimento de gelo a baixo custo para os pescadores artesanais, Atrair indústrias de processamento para Oiapoque, Calçoene e Amapá, e incentivar o reaproveitamentode resíduos através do beneficiamento de subprodutos do pescado. Os impactos qualitativos esperados são, principalmente, agregar valor à produção e aumentar renda e arrecadação no Estado, melhorar as condições sanitárias e ambientais nesses locais de trabalho, reduzir os custos do pescado para o consumidor, além de estimular setores produtores/beneficiadores de outros insumos. Com isso, toda a população deste município tende a ser beneficiada direta ou indiretamente.
OBJETIVO GERAL
Implantar a infraestrutura necessária a estruturação de um Distrito Industrial Pesqueiro nos Municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá, que compõem a costa norte do Estado do Amapá.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixo do PRDA - Desenvolvimento produtivo ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis e ODS 14 - Vida na Água.
Oiapoque, Calçoene, Amapá
PÚBLICO ALVO
Pescadores artesanais e industriais e demais atores do setor produtivo pesqueiro dos municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá.
VALOR DO PROJETO
R$ 29.419.240,00
PRAZO DO PROJETO
01/01/2025
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
• Impacto Econômico Positivo: A criação de empregos diretos e indiretos na região, gerando oportunidades de trabalho para os residentes locais e impulsionando o desenvolvimento econômico da área. Além disso, pode aumentar a arrecadação de impostos e contribuir para o crescimento do PIB regional e estadual.
• Desenvolvimento da Cadeia Produtiva: O estabelecimento de um polo industrial pesqueiro pode promover o desenvolvimento de uma cadeia produtiva integrada, envolvendo desde a pesca e processamento até a distribuição e comercialização de produtos pesqueiros.
• Melhoria das Infraestruturas Locais: A implementação do polo industrial gera investimentos em infraestrutura, portos, armazéns e instalações de processamento, o que pode beneficiar não apenas a indústria pesqueira, mas também outras atividades econômicas na região.
• Promoção do acesso aos mercados interno e externo;
• Certificação da produção em boas práticas de fabricação;
• Geração de Renda e Redução da Pobreza: O acesso a empregos e oportunidades de negócios tanto na pesca artesanal, quanto na indústria pesqueira pode ajudar a reduzir a pobreza e melhorar o padrão de vida das comunidades locais, especialmente aquelas que dependem da pesca como meio de subsistência.