TÍTULO DO PROJETO

Construção de Aterros Sanitários nos municípios da Região Metropolitana de Manaus/AM (RMM)

STATUS DO PROJETO

NÃO INICIADO

SÍNTESE DO PROJETO

No Amazonas cerca de 93% dos municípios dispõe seus resíduos em lixões a céu aberto, outras práticas comuns são o descarte em lixeiras viciadas e a queima dos resíduos em quintais. Esse processo ocorre sem medidas de proteção ao meio ambiente propiciando a proliferação de vetores de doenças, risco aviário, poluição do solo, contaminação de recursos hídricos e atração de animais, criando ambientes sem qualquer controle para onde são enviados os resíduos sólidos, de forma indistinta, desordenada e em desacordo com a legislação. Nesse sentido, a construção de aterros sanitários para a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos na Região Metropolitana de Manaus/AM, onde se concentra a maior densidade populacional e o meio ambiente sofre as maiores pressões antropogênicas de degradação ambiental, surge como uma medida imprescindível para conter os impactos da degradação e para o atendimento da legislação vigente, no sentido de dar a destinação ambientalmente adequada aos resíduos sólidos gerados.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos aos municípios da Região Metropolitana de Manaus.

VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA

Eixos Infraestrutura Econômica e Urbana, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Acesso a Serviços Públicos Essenciais do PRDA; ODS 3: Saúde e Bem-Estar; ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis.

Novo Airão, Manacapuru, Manaquiri, Careiro, Iranduba, Manaus, Careiro da Várzea, Autazes, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Itapiranga, Silves

PÚBLICO ALVO

População da Região Metropolitana de Manaus e órgãos governamentais.

VALOR DO PROJETO

R$ 141.361.160,28

PRAZO DO PROJETO

04 anos.

RESULTADO E IMPACTO ESPERADO

- Aterros sanitários construídos e em funcionamento.