TÍTULO DO PROJETO

Programa Aero Amazonas

STATUS DO PROJETO

NÃO INICIADO

SÍNTESE DO PROJETO

Com o objetivo de promover manutenção e melhorias na infraestrutura aeroportuária sob sua responsabilidade, o Programa Aero Amazonas, vem para acelerar essa intenção do Estado, trazendo para nossa região o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda nos municípios alcançados pelo programa. Na região amazônica, algumas cidades ficam completamente isoladas no período da vazante dos rios, por inexistência de ligação terrestre ou aeroviária. Os aeródromos que terão sua infraestrutura passando por melhorias, passarão a funcionar como elementos indutores do desenvolvimento social e econômico destes municípios.

OBJETIVO GERAL

Promover através de obras de infraestrutura o sistema aeroviário do estado do Amazonas, com o intuito de desenvolver atrativos sociais e econômicos e a infraestrutura necessária para população.

VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA

Eixo Infraestrutura Econômica e Urbana do PRDA; ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 11: Cidades e e Comunidades Sustentáveis.

Santo Antônio do Içá, Eirunepé, Carauari, Lábrea, Fonte Boa, Barcelos, Manicoré, Borba, Maués, Nova Olinda do Norte, Anori, Manaus, Itacoatiara

PÚBLICO ALVO

População dos municípios onde os aeródromos serão construídos e demais usuários dos municípios vizinhos, totalizando 2.540.017 de habitantes beneficiados.

VALOR DO PROJETO

R$ 291.350.636,98

PRAZO DO PROJETO

03 anos.

RESULTADO E IMPACTO ESPERADO

- Alcançar para cada emprego direto gerado no aeródromo ou pela companhia aérea que se instale no município, a criação de outros 7,8 empregos indiretos, sendo 2,21 entre fornecedores diretos e indiretos para o aeródromo;
- 1,23 empregos indiretos por efeito induzido em razão do consumo dos empregados diretos e indiretos;
e outros 4,42 indiretos no setor turístico, entre hotelaria, aluguel de carros e outras atividades afins dentro do município.