TÍTULO DO PROJETO
Promoção de Segurança Alimentar e Nutricional na Primeira Infância
SÍNTESE DO PROJETO
O Projeto está alinhado com o Plano Estratégico Maranhão 2050, o qual estabelece ações efetivas e consubstanciadas na intersetorialidade, como forma de viabilizar a interação entre as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e a Política de Assistência Social. Inicialmente e prioritariamente, o público-alvo definido para estre projeto é a primeira infância. É imprescindível a caracterização da situação nutricional dessa população, o que justifica a realização de pesquisas de avaliação do Índice de Insegurança Alimentar e Nutricional, associada à outras ações de execução direta, tais como: a implantação de Sistemas Agroalimentares de Segurança Alimentar e Nutricional; a dinamização e expansão de Banco de Alimentos, da Implantação de Sistemas Agroalimentares de Segurança Alimentar e Nutricional – SAASAN, da Implantação e implementação de Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional -SISAN municipais e da Implantação/Dinamização do Projeto “Leite para Todos” , que incentiva a produção e o consumo de Leite Pasteurizado.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para a redução da insegurança alimentar e nutricional de famílias com crianças, gestantes e pessoas em vulnerabilidade alimentar, como estratégia de enfrentamento à fome e à pobreza extrema.
VÍNCULO DO PROJETO A UMA ESTRATÉGIA NACIONAL, REGIONAL DE POLÍTICA PÚBLICA
Eixo: Desenvolvimento Social e Acesso a Serviços Públicos Essenciais do PRDA; ODS 1: Erradicação da Pobreza; ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 3: Saúde e Bem-Estar.
Amapá do Maranhão, Araguanã, Boa Vista do Gurupi, Cândido Mendes, Carutapera, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Godofredo Viana, Governador Newton Bello, Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Santa Luzia do Paruá, Zé Doca, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turilândia, Turiaçu
PÚBLICO ALVO
Famílias com criança de 0-6 anos (primeira infância) e gestantes em vulnerabilidade alimentar e nutricional.
VALOR DO PROJETO
R$ 29.682.500,00
PRAZO DO PROJETO
02 anos.
RESULTADO E IMPACTO ESPERADO
- Reduzir a desnutrição infantil grave de 5,5% para 2,5% até 2026.